If the end of the Soyuz rental agreement is not a drama, it will only be a question of inflated prices that Nasa will have to pay if it wants to use Russian services, the future of Nasa in terms of human transport will be extremely limited until it overcome all doubts about the safety of Boeing and SpaceX capsules or until it can fly its own system, SLS, a gigantic and expensive project whose development has been going on for years and which has neither a scheduled nor predictable date to take off ...
NASA is an essential organization for space exploration, not only for the United States, but for all humanity.
Without NASA, the knowledge of the solar system and even of the universe would be a small fraction of what it is today.
But the delay in the approval of private manned capsules will represent a delay in the entire space exploration program from SpaceX's launch of a Dragon spacecraft to the Moon this year (and that, more than a turistic trip is the return to deep space travel), to the construction of the lunar space station and the implementation of the Mars exploration.
Without wishing to devalue the legitimacy of NASA's concerns about safety with its astronauts and other space travelers, i am concerned that this organization's bureaucracy and slowness in the development of SLS extends to private companies such as Space X, Boeing, Lockheed Martin, Blue Origin, etc., which are the great hope of the future of manned flights.
Unless, of course, the United States wants to leave all space exploration protagonism to an emerging and extremely ambitious China ...
A partir do Outono de 2019 a Nasa não tem transporte assegurado para os astronautas para a estação espacial, porque termina o contrato com a Rússia e porque devido a exigências e preocupações de segurança, as duas possíveis naves de transporte da Boeing e da SpaceX não deverão estar capazes de voar.
Se o fim do aluguer de lugares nas Soyuz não é um drama, será apenas uma questão de preços inflacionados que a Nasa terá que suportar se quiser utilizar os serviços russos, o futuro da Nasa em termos de transporte humano vai ficar extremamente limitado até que sejam ultrapassadas todas as dúvidas com a segurança das cápsulas da Boeing e da SpaceX ou até que consiga pôr a voar o seu próprio sistema, o SLS, um projecto gigantesco e dispendioso cujo desenvolvimento se arrasta há anos e que não tem data marcada nem previsível para descolar...
A Nasa é uma organização essencial para a exploração espacial, não só para os Estados Unidos, mas para toda a humanidade.
Sem a Nasa, o conhecimento do sistema solar e até do universo seria uma pequena fracção do que é actualmente.
Mas, o atraso na homologação das cápsulas tripuladas privadas, vai representar um atraso em todo o programa de exploração espacial, desde o envio previsto pela SpaceX de uma nave Dragon à Lua este ano (e que mais do que um passeio turístico é o regresso às grandes viagens espaciais), até à construção da estação espacial lunar e a implementação da exploração de Marte.
Sem pôr em causa a legitimidade das preocupações da Nasa com a segurança com os seus astronautas e outros viajantes espaciais, preocupa-me que a burocracia e lentidão desta organização no desenvolvimento do SLS se estenda às empresas privadas como a Space X, a Boeing, a Lockheed Martin, a Blue Origin, etc, que são a grande esperança do futuro dos voos tripulados.
A não ser, claro, que os Estados Unidos queiram deixar todo o protagonismo da exploração espacial para uma China emergente e extremamente ambiciosa...
Astronautas da Nasa, apenas na Terra? NASA astronauts, only on Earth? Imagem Nasa |