Notícias de última hora / Breaking news


Caravela Sideral wishes to all its followers health and peace! / A Caravela Sideral deseja a todos os seus seguidores saúde e paz!

terça-feira, 22 de maio de 2018

Arianespace e/and Roscosmos, the inability to evolve / a incapacidade de evoluir

Over time everything changes.
The clear example of this is what is happening with companies that recently dominated the construction and launching of rockets.
With the tragic end of the Space Shuttle, Nasa was unable to make manned flights, which was great for Roscosmos who came to dominate the astronaut transport to the space station, while Arianespace had a large share of the satellite launch market .
While NASA was engaged in the development of a new giant rocket, a complex, expensive, conservative, and permanently delayed system, Roscosmos and Arianespace assumed that the market was static and secured and that nothing and no one would defy them, and fell asleep happily in the shade of the banana tree ...
In that short  time Elon Musk and his innovative SpaceX emerged and were initially received with some condescension and disdain, but in a few years proved that innovation and imagination are worth more than somnolence and self-indulgence.
A man with a dream and a well-designed project managed to change the rules of the market and shake the lethargic European and Russian companies / institutions.
As if that were not enough, China and India entered the race, with the same classic and outdated solutions, but with a huge will to win.
When I read the interview of Alain Charmeau, head of the Arianespace group to Der Spiegel, in english here, i got a clear idea of ​​the disorientation and panic that the success of SpaceX and others that are coming, such as Blue Origin, Orbital ATK or the Rocket Lab, provoked among the former masters of space.
I sincerely hope that the current mentors of the revolution that is taking place in the space sector will not be the future accommodated ones, because evolution does not forgive and new nations and companies hungry for protagonism are already on the horizon.

Com o passar do tempo tudo muda.
O exemplo claro disto é o que está a acontecer com as empresas que ainda há pouco tempo dominavam o mercado da construção e lançamento de foguetões.
Com o fim trágico do Space Shuttle  a Nasa ficou sem capacidade de efectuar voos tripulados e isso foi excelente para a Roscosmos que passou a dominar o transporte de astronautas para a estação espacial, enquanto a Arianespace ficava com uma fatia importante do mercado de lançamento de satélites.
Enquanto a Nasa se empenhava no desenvolvimento de um novo foguetão gigante, um sistema complexo, caríssimo, conservador e permanentemente adiado, a Roscosmos  e a Arianespace partiram do princípio que o mercado era estático e garantido e que nada nem ninguém lhes faria frente, e adormeceram felizes à sombra da bananeira...
Nesse curto espaço de tempo surgiu Elon Musk e a sua inovadora SpaceX que foram inicialmente recebidos com alguma condescendência e desdém, mas que em poucos anos provaram que a inovação e a imaginação valem mais do que a sonolência e o comodismo.
Um homem com um sonho e um projecto bem desenhado conseguiu alterar as regras do mercado e fez abanar as letárgicas empresas/instituições europeias e russas.
Como se isso não bastasse, a China e a India entraram na corrida, com as mesmas soluções clássicas e ultrapassadas, mas com uma vontade enorme de vencer.
Ao ler a entrevista de Alain Charmeau, chefe do grupo Arianespace ao Der Spiegel, em inglês aqui, fiquei com uma ideia clara da desorientação e pânico que o sucesso de SpaceX e de outros que se avizinham, como a Blue Origin, a Orbital ATK ou a Rocket Lab, provocaram entre os anteriores senhores do espaço.
Espero sinceramente, que os actuais mentores da revolução que está a acontecer no sector espacial não venham também a ser os futuros acomodados, porque a evolução não perdoa e novas nações e empresas ávidas de protagonismo já se perfilam no horizonte.



What future for this companies? / Que futuro para estas empresas?

SpaceX, Falcon 9, excellent take off / descolagem excelente.


The classic images of a SpaceX mission
As imagens clássicas de uma missão da SpaceX
Imagens SpaceX

segunda-feira, 21 de maio de 2018

SpaceX, manned flights still this year? .../ voos tripulados ainda este ano?...

Curiosity, Sol 2056, the delicate erosion of the martian winds / a delicada erosão dos ventos marcianos .






Imagens NASA

Arp 271, cataclysmic embrace / abraço cataclísmico

Arp 271, the deadly embrace of two galaxies, the last image of VLT's VIMOS instrument.
Arp 271, o abraço mortal de duas galáxias, a última imagem do instrumento VIMOS do VLT.
The VIMOS, VIsible Multi-Object Spectrograph, has been attached to VLT telescope 3 since 2002.
O VIMOS, VIsible Multi-Object Spectrograph, esteve acoplado ao telescópio 3 do VLT desde 2002.
Imagens ESO

Orbital ATK, Antares put Cygnus on the space station route./ Antares colocou a Cygnus na rota da estação espacial.


Imagens NASA


domingo, 20 de maio de 2018

Orbital ATK, Antares vertically, ready for launch ... / Antares na vertical, preparado para o lançamento...

The Antares rocket on its launch pad.
O foguetão Antares na sua rampa de lançamento.
Imagem NASA
Spectacular image of the integration of the Cygnus spacecraft in its launch cocoon.
Imagem espectacular da integração da nave Cygnus no seu casulo de lançamento.
Imagem Orbital ATK

Rocket Lab, launching an Electron soon? / lançamento de um Electron em breve?




sábado, 19 de maio de 2018

Edge of the lunar crater Milichius A / rebordo da cratera lunar Milichius A.


Interesting detail, the pointed shadows projected by small peaks.
Pormenor interessante, as sombras pontiagudas projectadas por pequenos picos.
Imagem LROC/NASA

Stofiel Aerospace, the new space cowboys / Os novos cowboys do espaço.



The space is for Brian Stofiel the new west to explore and for this he has created a small company, Stofiel Aerospace, whose philosophy is simplicity, audacity and imagination.
With the encouragement of Mac's Old Team, a group of former engineers who designed and built the Project Mercury capsules for NASA, Brian Stofiel has developed a triple and inexpensive launch system for small satellites, the Boreas, which is basically a balloon that takes the rocket into the upper layers of the atmosphere, the rocket that is fully printed in 3D using simple plastic PLA printing and with a small solid fuel motor and a satellite carrying a wing, the Hyperion, capable of putting them into orbit or return to land with the cargo.
The first launch could happen this year, from the spaceport America, with the goal of reaching the 100 kilometers of altitude.

O espaço é para Brian Stofiel o novo oeste a desbravar e para isso criou uma pequena empresa, a  Stofiel Aerospace, cuja filosofia é a simplicidade, a audácia e a imaginação.
Com o incentivo do Mac's Old Team, um grupo de antigos engenheiros que desenharam e construíram as cápsulas do Project Mercury para a NASA, Brian Stofiel desenvolveu um sistema triplo e económico de lançamento de pequenos satélites, o Boreas, que é básicamente um balão que leva o foguetão até às camadas altas da atmosfera, o foguetão que é totalmente impresso em 3D usando simples plástico de impressão PLA e com um pequeno motor de combustível sólido e uma  asa para transporte do satélites, o Hyperion, capaz de os colocar em órbita ou de regressar a terra com a sua carga.
O primeiro lançamento poderá acontecer este ano, a partir do aeroporto espacial América, com o objectivo de atingir os 100 quilómetros de altitude.

The first phase of the Boreas system. / A primeira fase do sistema Boreas.

The Hermes rocket with the Hyperion wing attached. / O foguetão Hermes com a asa Hyperion acoplada.

Hyperion, a fascinating system for launching small satellites.
Hyperion, um sistema fascinante para lançamento de pequenos satélites.

3D printing of a rocket component. / Impressão 3D de um componente do foguetão.
Imagens Stofiel Aerospace

Two generations of space dreamers, Buzz Aldrin and Brian Stofiel
Duas gerações de sonhadores do espaço, Buzz Aldrin e Brian Stofiel
Imagem Lantern Creek Pro/Twitter